Proposta de Trabalho
A internacionalização assume um papel de crescente relevância para a competitividade das organizações. Neste contexto, assume-se como uma opção estratégica para chegar a mercados Internacionais, que se apresentam como desafios consideráveis e exigem um desempenho de alto nível.

Por outro lado, de forma a conseguirem uma vantagem competitiva sustentável, as organizações têm hoje de estar preparadas para constantemente reinventar processos e estratégias, lançar novos produtos, ser proativas e correr riscos.

Uma orientação empreendedora é, por isso, crucial neste processo, onde os recursos intangíveis funcionam lado a lado com a capacidade de estimular estratégias dinâmicas e dentro das organizações.

O empreendedorismo tem, por isso, sido reconhecido globalmente como um importante mecanismo para o crescimento económico, sustentabilidade e desenvolvimento societal, nomeadamente ao nível da empregabilidade. Os empreendedores que fomentam o desenvolvimento de novos negócios ou atividades possibilitam, em muitos casos, a criação do próprio emprego, num desafio que os obriga a utilizar todas as suas competências e capacidades. Para além da criação do próprio emprego, o empreendedorismo tem, ainda, um impacto indelével na dinâmica de empregabilidade de qualquer sociedade que estimule o esforço e empenho dos seus membros, nomeadamente através do recrutamento de outros recursos humanos e da dinamização do ambiente de trabalho.

Finalmente, o processo empreendedor pode conseguir resultados sociais impressionantes, reduzindo desigualdades e promovendo o bem-estar, sem esquecer que a ação empreendedora ultrapassa, frequentemente, o enfoque de obtenção de lucro, estando ligada a causas sociais, culturais ou ambientais, entre outras, contribuindo, desta forma, também para o incremento da sustentabilidade.

O 4º Congresso ACINNET visa promover a apresentação e discussão de ideias, trabalhos e projetos ligados ao empreendedorismo, internacionalização, empregabilidade e sustentabilidade, cruzando perspetivas das várias áreas do saber, nomeadamente as ciências empresariais, engenharias, ciências da saúde, ciências sociais, turismo, artes, humanidades, multimédia e educação.

As propostas podem ser de comunicações (aprox. 15´) ou de Sessões Temáticas completas (aprox. 1h30/2h) já com 3-4 comunicações.

Os interessados deverão submeter um resumo alargado (600 palavras) aqui em português, espanhol ou inglês. O resumo deverá conter a questão de investigação, objetivos, enquadramento metodológico e resultados.

As atas do congresso serão publicadas n’ A Revista da UIIPS (ISSN 2182-9608), propriedade da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Esta revista é uma publicação periódica eletrónica e está incluída em algumas bases internacionais de indexação como é o caso da Latindex e EBSCO.

A apresentação será de 15 minutos, com 5 minutos para discussão.


ENVIO DO RESUMO EXPANDIDO
Preencha o formulário e anexe o texto, em PDF, sem qualquer elemento de identificação (Anônimo).


MODELO DE APRESENTAÇÃO
Clique aqui para baixar o modelo de apresentação de artigos e palestras.


DATAS IMPORTANTES
  • Envio do resumo expandido: 10 de março de 2018
  • Informação aos autores: 30 de março de 2018
  • Prazo para inscrições: 10 de fevereiro a 30 de abril de 2018
  • Datas do Congresso: 15-18 de maio de 2018
  • Envio do artigo completo: 30 de junho de 2018

Fale Conosco

ACINNET

Rede Internacional Acinnet
Endereço: Avenida Alzira Barra Gazzola, Nº 650, Aeroporto. CEP- 37.031-099

Telefone: +55 35 3219-5119